terça-feira, 15 de setembro de 2015

Ponte em aço será construída com impressora 3D em Amsterdã



 No centro de Amsterdã, capital da Holanda, uma ponte em aço para pedestres será erguida com uma impressora em 3D. A ideia está sendo desenvolvida por duas empresas holandesas, a start-up MX3D e a construtora Heijmans. O projeto é do designer também holandês Jors Laarman. A localização exata ainda não foi divulgada, mas a conclusão está prevista para ser concluída em meados de 2017.
A execução, que vai dispensar o uso de andaimes, será feita com robôs industriais de seis eixos, que desenharão as estruturas de aço em três dimensões. As máquinas possuem braços longos e criam suas próprias estruturas para sustentação, possibilitando a locomoção do início ao fim da ponte. Os robôs aquecem o material até uma temperatura que possibilite moldar o aço gota a gota e imprimi-lo na forma desejada.
As empresas divulgaram um vídeo e algumas imagens do projeto. Além disso, a partir de setembro deste ano, um centro de visitantes será aberto para acompanhar a execução.
Atualmente, o uso das impressoras tinha se limitado a casas e um prédio na China, além de outros objetos pequenos. Com essa obra, os idealizadores da ponte pretendem inaugurar mais projetos de grande porte com o uso da ferramenta.

Fonte: Téchne - Matheus Castro

Nenhum comentário:

Postar um comentário